sábado, 30 de maio de 2009



POÉTICA


1

Que é a Poesia?

uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados.



2

Que é o Poeta?

um homem
que trabalha o poema
com o suor do seu rosto.
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.




Cassiano Ricardo


O POETA É UM HOMEM COMUM

A figura romântica do poeta como vate, ser iluminado, profeta, “antena da raça” etc, muitas vezes descrita com uma aparência diferente que desagradava ou escandalizava a sociedade, vem se mantendo muitas vezes no imaginário, com as adaptações da época. O poeta, mais do que outro escritor, é visto como um ser especial, como se de certa forma fosse superior, por ser este intermediário entre o papel e “as musas”, capaz de escrever coisas que os simples mortais não sabem.
E alguns casos, utiliza-se a figura do poeta, como se ele tivesse imunidade (à semelhança de um parlamentar), como se fosse um cidadão acima de qualquer suspeita, ou para além do bem e do mal, o que está longe de ser uma verdade.
Se por um lado, aparece também como o marginalizado, o expulso de todas as repúblicas, o inadaptado, o posto de lado pela sociedade capitalista competitiva, uma vez que não produz um bem de consumo que gere riquezas; por outro, talvez por inconsciente compensação, tem certos alibis e pode fazer coisas excêntricas, inaceitáveis se feitas, por um engenheiro, por exemplo. Se ser poeta não é uma profissão e se “ninguém vive de poesia”, ser poeta também é não ter que se preocupar com as coisas matérias nem com as contas a serem pagas. Pois, é claro, deve haver algum mecenas para “cuidar” dele, este ser sem espírito prático e sem objetividade.
Creio, ao contrário, que o poeta é igual a qualquer um e não é superior, como não são superiores os juízes (embora eles não saibam disto), os parlamentares, os industriais, os latifundiários...Todos têm fome, como nos diz Cassiano Ricardo, e esta fome dá a eles a mesma humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário